fbpx
CONTATO

(41) 3123-6550

WHATSAPP

(41) 3123-6550

AGENDE

CONSULTA

Inovação em saúde e modelo de negócios integrado: Eco Medical Center no Momento LIDE

O CEO do Eco Medical Center, Cassio Zandoná, foi convidado do quadro Momento LIDE Paraná, na RPC

O CEO do Eco Medical Center, Cassio Zandoná, foi o convidado recente do quadro Momento LIDE Paraná, apresentado pela empresária e jornalista Helôisa Garret, para falar sobre a proposta inovadora do centro de saúde curitibano que tem transformado a experiência de pacientes, médicos e operadoras de saúde. A entrevista apresentou dados relevantes, avanços alcançados e os pilares que sustentam o sucesso do Eco: conveniência, integração e qualidade.

O Momento LIDE é um programete exibido pela RPC, apresentado por Helô Garrett, presidente do LIDE Paraná. O quadro tem como objetivo destacar iniciativas e lideranças que impactam positivamente o ecossistema de negócios do estado, com temas sobre economia, empreendedorismo e inovação.

A seguir, confira a entrevista completa:

HELOISA GARRET: Já pensou em um único local, resolver todas as pendências ligadas à sua saúde, essa é a missão do Eco Medical Center; um centro de saúde totalmente integrado, aqui em Curitiba, que já se tornou uma referência nacional; e o meu convidado hoje aqui no momento LIDE é o Cassio Zandoná, ele que é o CEO do Eco Medical Center, tudo bem?

CASSIO ZANDONÁ: Muito obrigado pelo convite!

HG: Eu acompanhei a instalação e o projeto do Eco desde o início, então pra mim já faz muito mais que três anos, mas nesses três anos muita coisa aconteceu, né?

CZ: Se for olhar exatamente - como isso que você está falando - de tantas coisas que nós fizemos, parece que é mais do que três anos. Mas são três anos muito intensos, e as informações que a gente têm obtido são muito intensas, mas de muito sucesso. Só para dar um panorama do que vem acontecendo nesses três anos: 50% dos novos pacientes são indicados pelos próprios pacientes; e 70% do corpo clínico, dos novos médicos, são indicados pelos médicos. Ou seja, aquele projeto, aquela proposta inovadora ao mercado está sendo compreendida e muito bem aceita.

HG: Sim, tanto pelo paciente, quanto pelo prestador de serviço. Eu acho que um dos ativos mais importantes do empreendimento em si é essa facilidade. Muitas vezes você deixa de ir no médico ou deixa de buscar uma origem de uma dor ou de um incômodo ligado à saúde porque você pensa “ah, eu tenho que ir na consulta, eu tenho que fazer o exame, eu tenho que voltar, eu tenho que buscar o remédio”, e ali vocês conseguiram, com uma curadoria, ou uma receptividade que é praticamente de uma hotelaria, resolver várias questões ligadas à saúde do paciente.

CZ: É exatamente isso. A característica dos serviços médicos é que você tem uma ponta de cada atividade de um lado da cidade. Então, um dos principais pilares que nós temos - que são três - é a conveniência. A conveniência descreve justamente o que você falou. Nós temos consultas, exames e procedimentos num único local. Você não precisa sair de um consultório cheio de papéis - que a gente normalmente sai com receita, pedido de exames - e procurar por outros locais na cidade. A nossa conveniência é ter todos os serviços num único local e, além disso, temos um serviço de concierge, que ajuda com esse trabalho burocrático de liberação com os convênios, de agendamento da reconsulta ou dos exames, ali no próprio centro médico. Então, você já sai com a tua vida resolvida do Eco Medical Center.

HG: Muito bom, e a gente viu até um movimento durante esse tempo, de consultórios e clínicas tradicionais da cidade que foram deixando seus espaços físicos e se adequando a esse novo modelo. Porque, na verdade, o paciente, o consumidor, ele quer praticidade e quer economizar tempo, né?

CZ: Perfeito. Na verdade, eu comentei agora há pouco sobre três pilares: conveniência, o primeiro deles, e temos mais dois, um chama integração e o terceiro é qualidade. Qualidade é fundamental, tem que ter em qualquer coisa. Mas como é que isso se traduz nos nossos três clientes? O cliente, propriamente dito, o médico e os planos de saúde.

A conveniência é você poder dispor de tudo num único local. Isso funciona para o cliente, funciona para o médico... Porque o que a gente oferece para o médico, diferente dos outros centros médicos que a gente tem na cidade? Ele precisa simplesmente chegar, atender suas consultas e ir embora. A recepção é por nossa conta, a central de agendamento e de confirmação das consultas e procedimentos somos nós que fazemos. A sala de espera não é dentro do consultório, é num local super confortável, então parece que você está num shopping super bem instalado e, se precisar, até o relacionamento com as operadoras de saúde a gente faz.

Então, essa é a conveniência pro doutor, muito focado no médico - que a gente brinca, CPF, o médico individual -, mas como você comentou, isso também foi visto por algumas empresas, alguns centros médicos até tradicionais da cidade que tinham o seu próprio local, tinham vários funcionários, manutenção, toda essa parte de infraestrutura e eles enxergaram dentro do Eco que eles podem manter o seu padrão de entendimento, sua qualidade, seu corpo clínico e se liberar de toda parte de gestão administrativa de um centro médico que é muito trabalhoso.

E para as operadoras, a gente também é um facilitador, porque uma das ferramentas que nós temos dentro do centro médico é um prontuário eletrônico integrado. Então, normalmente, no sistema fragmentado, quando você vai numa determinada especialidade, o médico só tem o prontuário sobre aquela especialidade. Lá, no Eco Medical Center, não, se você vai num clínico num dia, no outro dia você vai num ginecologista, esse médico tem todas as suas informações ali. Então, a visão é holística, é completa para o médico, para o paciente e também evita repetir exames que já foram feitos: que é o grande custo hoje, dos serviços de saúde, que é o desperdício. Então, quando a gente vai em diferentes consultórios em que o médico só vê a sua especialidade, ele acaba pedindo novos exames, seja de laboratório, seja de imagem, e isso é um desperdício para o sistema, não agrega valor nem no atendimento do médico, nem para o paciente. Então, isso é conveniência, integração e a qualidade.

Nós também fazemos uma curadoria do corpo clínico. Então, a gente vem sendo buscado por vários colegas nesse setor. Esse ambiente integrado, com prontuário eletrônico unificado, a facilidade de ter os exames, de poder falar com o radiologista, ou poder falar com outro colega da especialidade, melhora muito a experiência do paciente e também a experiência do médico e, no fim do dia, tem economia para o sistema como um todo.

HG: E essa é a medicina baseada em evidências. Você conseguir trabalhar de forma holística e também prestar um serviço mais efetivo para todas as pontas, né?

CZ: Então, a gente fala que o corpo clínico é integrado. Primeiro pelo prontuário eletrônico, e, segundo, nós temos também uma equipe médica, uma equipe técnica, que é responsável por fazer a integração desse corpo clínico, fazer com que os diferentes médicos das diferentes especialidades troquem experiências, troquem informações, troquem até cartão - às vezes você está num prédio comercial, você não sabe quem é teu vizinho né? -, então e como é que a gente integra o corpo clínico? Como é que a gente melhora a qualidade do corpo clínico? Justamente pelo que você falou: são eventos científicos, com o melhor da publicação científica mundial. Hoje, existem publicações em qualquer meio, então, as mídias sociais popularizaram o conhecimento médico, mas quando a gente populariza existe qualidade e não-qualidade, então a curadoria da nossa diretoria técnica é justamente separar aquilo que realmente é referendado mundialmente, e aqui no Brasil - pelas diferentes sociedades de especialidade - e promover encontros médicos para adotar, ou não, aqueles protocolos médicos que estão sendo descritos.

Então, aí vem a parte da integração. E tem uma novidade que, agora para 2025, essa medicina baseada em evidência vai ganhar uma Plataforma de Educação Continuada. Hoje, a gente já tem 400 médicos, 40 especialidades; como é que a gente integra esse corpo clínico? Através desses eventos médicos e científicos, a gente vai conseguir atrair, por causa da agenda do médico, 30 ou 40 médicos ao vivo, ali, no nosso ambiente - a gente tem um auditório para isso. Mas essa plataforma vai disponibilizar online as discussões, os casos clínicos, os seminários, e isso também vai ter um banco de dados; mesmo que ele não consiga assistir essa aula, esse seminário ao vivo, ele vai poder consultar mais tarde, aplicar esse conhecimento e multiplicar. Então, o que o médico gosta é desse sentimento de fazer parte de um time, que é da origem dos hospitais; que a medicina normalmente é feita dentro do hospital, só que a gente faz esse corpo clínico organizado dentro de um centro médico, sem o lado ruim da hospitalização.

HG: E a gente pode pensar que esse modelo do Eco Medical Center pode ser replicado, pode ser escalado para outras cidades e outras regiões da cidade?

CZ: Então, o Eco Medical Center do Água Verde é o primeiro do grupo, então a gente está testando esses conceitos e adaptando ele aos nossos três públicos. O resultado tem sido muito bom, em 2023 nós terminamos o ano fazendo seis mil consultas, porque era praticamente o primeiro ano de operação. Esse ano a gente acabou com 15 mil consultas, é um crescimento grande; começamos o ano com 150 médicos e terminamos com 400 médicos. Então, parece que o modelo está num bom caminho, começando agora, com essa plataforma de educação continuada dos médicos, - óbvio que não está pronto, temos muita coisa para melhorar, isso é contínuo, - mas ele deve ser replicado não só aqui em Curitiba, mas eventualmente em outras cidades do Paraná e quem sabe no mundo.

HG: Que bom, muito obrigada, Cássio. Eu conversei com o Cássio Zandoná, ele que é CEO do Eco Medical Center, e na próxima semana mais um convidado falando sobre empreendedorismo e negócios aqui no Momento LIDE. Até lá.

 


O bate-papo conduzido por Helô Garrett revela como o Eco Medical Center vem ganhando destaque no mercado da saúde ao propor um modelo centrado em conveniência para o paciente, eficiência para o médico e integração com operadoras. A abordagem inovadora, somada ao uso de tecnologias como o prontuário eletrônico integrado e a curadoria do corpo clínico

 

O Eco Medical Center reúne mais de 400 médicos em mais de 40 especialidades. O ambiente é moderno, com tecnologia de ponta, aceita diversos planos de saúde e, principalmente, reúne vários serviços médicos em um só local, o que torna a jornada do paciente mais cômoda, rápida e prática.

Compartilhar:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR

Preciso de ajuda.
Olá, como posso te ajudar?
Eco Medical Center
Aqui no Eco Medical Center você pode fazer seus exames e consultas, tudo no mesmo lugar. Venha conhecer.