O Paraná registrou nesta terça-feira (13) o dia mais frio de 2024, com temperaturas negativas em várias regiões do estado. General Carneiro, no Sul, registrou a mínima de -5,3°C, com sensação térmica de -9,2°C, segundo o Simepar. Curitiba também teve uma das temperaturas mais baixas do ano, com mínima de 1,4°C e máxima de 12°C.
Com o frio intenso, surgem diversos problemas de saúde, principalmente respiratórios e de pele. Camilla Pereira, pediatra, alergologista e imunologista do Eco Medical Center, observa um aumento significativo de casos de doenças respiratórias em seu consultório.
"Neste frio, não tem quem escape do nariz trancado ou escorrendo. Também são queixas recorrentes tosse, falta de ar e puxada no peito. A asma ou a bronquite crônica tendem a piorar nos dias frios porque a própria queda de temperatura é um fator de irritação dos brônquios. Com o nariz trancado, a pessoa começa a respirar pela boca. Entra o ar entra frio, seco e sujo. Com isso, as vias aéreas inflamam e vem o chiado. Os vírus também aumentam, assim como as bactérias", explica a médica.
Além das doenças respiratórias, problemas de pele, como o ressecamento e dermatites, também são frequentes. "A pele tende a ficar mais seca no frio devido à redução da umidade do ar e ao uso de banhos mais quentes, o que remove a camada de proteção natural da pele. E existe a urticária ao frio, que é uma resposta da pele à queda de temperatura, em que ela faz placas avermelhadas que coçam e que tendem a melhorar com o antialérgico", aconselha Camilla.
Ela ainda orienta a pré-lavar as roupas com a chegada do inverno, para evitar que fiquem com ácaros e cheiro de mofo, o que ataca a rinite, a asma e a coceira na pele.
Gripe, resfriado e diarreia
Além das crises alérgicas, as gripes e resfriados são comuns. Mas conforme explica o clínico geral Leandro Raicoski Schimmelpfeng, do Eco Medical Center, não é exatamente o frio que causa estas doenças. A secura do ar causa o ressecamento das vias aéreas, o que leva às crises asmáticas. Os vírus sinciciais também se proliferam mais nesta época fria e se instalam com mais facilidade nas vias aéreas, trazendo pneumonias e bronquites.
No frio, diz Leandro, o corpo trabalha mais para manter a temperatura corporal. Esse “esforço” extra pode levar à baixa da imunidade. Assim, os vírus e bactérias encontram um ambiente propício para se proliferarem no corpo. Por isso, a orientação é agasalhar-se muito bem, para manter o corpo quente, e evitar o “entra e sai” de ambientes quentes/frios a todo instante.
Outro problema que Leandro tem detectado em seu consultório, nos dias frios, são casos de diarreia. Ele acredita que o frio desestimula as pessoas a lavarem as mãos com mais frequência, o que pode estar promovendo o aumento de casos.
Dicas para manter a imunidade
Sobre o Eco Medical Center
O centro de serviços de saúde, em Curitiba, oferece ao paciente uma estrutura completa para realizar consultas e exames laboratoriais e de imagem, com conforto e segurança, tudo no mesmo local e em ambiente desospitalizado. São mais de 300 especialistas capacitados e equipamentos de última geração para oferecer sempre o melhor atendimento, com credenciamento de diversos planos de saúde. Para saber mais, acesse o site. O Eco Medical Center fica na Rua Goiás, 70 - bairro Água Verde.
Compartilhar:
(41) 3123-6550
SUA CONSULTA
SEU EXAME
Segunda a Sexta: 7:00 às 19:00
Sábado: 7:30 às 13:00
Domingo: Fechado
Rua Goiás, 70 – Água Verde
Telefonia:
Segunda a Sábado: 7:00 às 19:00
Domingo: Fechado
Segunda a Sábado: 6h às 22h
Domingo: 6h às 19h
Desenvolvido por D’GRAFO.com