O cantor pop, Justin Bieber, chocou fãs e internautas após aparecer com o rosto parcialmente paralisado. Muitos se perguntaram o que poderia ter acontecido com o popstar. Segundo o músico, ele foi acometido por uma condição conhecida como “Síndrome de Ramsey Hunt”. Após o episódio, o mundo todo começou a olhar para doença. Afinal, o que de fato é a Síndrome de Ramsey Hunt? Há como se prevenir e se tratar da condição?
A doença é causada pelo vírus herpes-zoster, responsável também pela catapora. “O paciente tem uma lesão causada pelo vírus da herpes (...) começa com lesões com vesículas, que são bolhas dentro do canal auditivo externo. E que pode se estender por toda a orelha. Como a orelha é extremamente vascularizada e enervada, a dor é muito grande” diz o otorrinolaringologista do Eco Medical Center, Dr. Marco Cesar. O médico explica que uma das complicações da síndrome, é a paralisia do nervo facial. Isso porque, o nervo pode ser acometido pelo vírus, causando um inchaço, o que ocasiona a paralisia facial.
Embora a condição seja complexa, ela possui um tratamento, que faz com que grande parte dos pacientes consiga retomar os movimentos do rosto. O tratamento é feito com analgésicos associados com corticoides para diminuir a dor e o edema no nervo, respectivamente. Outro medicamento utilizado no tratamento o antiviral, Aciclovir, que atua como um bloqueador de multiplicação do vírus.
Além do tratamento com esses medicamentos a fisioterapia também é indicada para os pacientes com a síndrome de Ramsey Hunt. “Uma coisa que é importante entender, é que o paciente precisa fazer uma fisioterapia para estimular o nervo manter-se ativo e principalmente não deixar que aconteça uma atonia, ou seja, não deixar com que a musculatura da face fique flácida em decorrência da paralisia facial.” explica o Dr. Marco Cesar.
A prevenção da doença se encontra na vacinação contra a herpes zoster. Aprovado pela ANVISA e disponível no setor privado desde agosto de 2021, o imunizante tem como alvo pessoas acima de 50 anos. No entanto, qualquer adulto com mais de 18 e que seja do grupo de risco pode receber a vacina. Vale lembrar que a imunização só é completa com duas doses da vacina, que devem ser tomadas em um intervalo de 2 meses. Segundo a farmacêutica britânica GSK, fabricante da vacina, a eficácia do imunizante é de 90%.
Sobre o Eco Medical Center: Complexo médico com mais de 30 especialidades, realização de exames e cirurgias de pequena e média complexidade, com foco no cuidado preventivo da saúde em um só lugar. Localizado em Curitiba, ao lado do Hospital IPO, o Eco atende os principais planos de saúde do país.
Compartilhar:
(41) 3123-6550
SUA CONSULTA
SEU EXAME
Segunda a Sexta: 7:00 às 19:00
Sábado: 7:30 às 13:00
Domingo: Fechado
Rua Goiás, 70 – Água Verde
Telefonia:
Segunda a Sábado: 7:00 às 19:00
Domingo: Fechado
Segunda a Sábado: 6h às 22h
Domingo: 6h às 19h
Desenvolvido por D’GRAFO.com