A vacinação infantil é uma das maneiras mais eficazes de proteger as crianças contra as formas graves das doenças infectocontagiosas graves como meningite, pneumonia, sarampo e coqueluche. No Brasil, os pais têm a opção de vacinar seus filhos tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto em clínicas particulares. Mas há diferenças importantes entre as vacinas oferecidas em cada um desses sistemas.
De acordo com Franciele Chiaratti Gusso, da Efetiva Vacinas, algumas vacinas disponíveis na rede privada oferecem uma proteção mais ampla do que os imunizantes fornecidos pelo SUS. “Por exemplo, a HPV nonavalente disponível no sistema particular protege contra nove variantes do vírus HPV, enquanto a versão oferecida pelo SUS protege contra apenas quatro”, explica. Além disso, vacinas como a Pneumocócica 15 e a Meningocócica B são exclusivas da rede privada e não têm equivalente no SUS.
Outro diferencial importante é a menor probabilidade de reações adversas nas vacinas do sistema privado. Isso ocorre porque muitas vacinas da rede pública são produzidas com vírus vivo atenuado, o que aumenta a chance de reações, enquanto as vacinas da rede privada, em sua maioria, utilizam vírus inativado, o que gera menos efeitos colaterais. “A segurança e o conforto após a vacinação são aspectos importantes que levamos em consideração”, destaca Franciele.
Importância de manter o calendário vacinal em dia
Fabiana de Cássia, pediatra do Eco Medical Center, reforça que todas as vacinas do calendário infantil são igualmente importantes e nenhuma deve ser deixada de lado. “As vacinas fortalecem o sistema imunológico e ajudam a atenuar as formas graves de doenças como meningite, pneumonia e coqueluche. Mantê-las em dia é essencial para a saúde das crianças”, afirma a médica.
Mesmo que alguma vacina tenha sido perdida no cronograma, a pediatra aconselha os pais a levarem seus filhos para atualizar a carteira de vacinação assim que possível. Não importa que estejam atrasadas. Porém a única vacina que as famílias não devem deixar passar a data exata de vacinação é a contra o rotavírus. Essa precisa ser ministrada estritamente dentro do prazo.
Sobre o Eco Medical Center
O Eco Medical Center, eleito o Melhor Centro Médico de Curitiba, e localizado no bairro Água Verde, foi criado para facilitar a jornada de saúde do paciente. No ecossistema, é possível encontrar mais de 35 especialidades médicas, além de diversos serviços de saúde pensados para levar praticidade e comodidade ao paciente que busca atendimentos preventivos e tratamentos, tudo em um só dia e no mesmo lugar. Para saber mais, acesse o site. O Eco Medical Center fica na Rua Goiás, 70 - bairro Água Verde, em Curitiba.
Compartilhar:
(41) 3123-6550
SUA CONSULTA
SEU EXAME
Segunda a Sexta: 7:00 às 19:00
Sábado: 7:30 às 13:00
Domingo: Fechado
Rua Goiás, 70 – Água Verde
Telefonia:
Segunda a Sábado: 7:00 às 19:00
Domingo: Fechado
Segunda a Sábado: 6h às 22h
Domingo: 6h às 19h
Desenvolvido por D’GRAFO.com